Aqui eu passo!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Problemas com acentuação

Muitos de meus alunos sentem um certa dificuldade quando tratamos das regras de acentuação, é bem tranquilo,observem:

ACENTUAÇÃO GRÁFICA

O nosso atual sistema ortográfico propõe os seguintes princípios de acentuação:

1. Proparoxítonas - acentuam-se todas, inclusive as terminadas em ditongo, estejam no singular ou no plural. Incluem-se os nomes próprios:
íntimo(s), síntese(s), rie(s), escie(s), Álvaro, Márcia

2. Paroxítonas
a) Acentuam-se as terminadas em r, u, x, i, n, l, ã, ão (singular ou plural) em um e uns:
sóror, ânus, ônix, lápis, pólen, móvel, órfã, órfão, álbum, álbuns
     
      Não se acentuam graficamente as paroxítonas terminadas por em ou ens:
item, itens, jovem, jovens

Essa regra explica:
hífen, hifens          pólen, polens
 
b) Acentuam-se as paroxítonas em i ou u formando hiato com a vogal anterior, seguidos ou não de s:
faísca, viúvo, miúdo, caído, saúde

      Não se acentuam as paroxítonas se o i ou u forem seguidos de m, n, r, z, na mesma sílaba, ou ainda, nh:
Coimbra, caindo, diurno, raiz, campainha

c) Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas:

alcaloide, alcateia, androide, apoia, boia, Coreia, ideia, plateia, odisseia, joia, estreia, epopeia, jiboia

Atenção: essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em eis, eu, éus, oi, óis. Ex.: papéis, herói, heróis, troféu, troféus.

d) Nas paroxítonas, não se usa mais o acento no i e u tônicos quando vierem depois de um ditongo.
Baiuca, bocaiuva, cauila, feiúra
Atenção: se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece. Ex.: tuiuiu, tuiuius, Piaui.

3. Oxítonas: acentuam-se as terminadas em vogal (a, e,


i, o, u), singular ou plural ou terminadas em em. Incluem-se as formas verbais:
Cajá, pajé, Havaí, avô, baú, vintém, vendê-lo, amá-lo, compô-lo

Não se acentuam as oxítonas terminadas em i(s) ou u(s), se precedidos por consoante:
caju, saci, tupi, Jesus

4. Monossílabos tônicos: são acentuados se terminarem por a, e, o, seguidos ou não de s; incluem-se as formas  verbais. Se terminarem por outra consoante ou por i ou u, não levam acento:
pá(s), mês, pé(s), nó(s), dá-lo, lê , faz, crer, si, nu

para facilitar a vida de meus alunos  vai uma musiquinha:


BATIDÃO DA APROVAÇÃO ♪♫

Atenção eu não esqueço não
Proparoxítona eu digo o que?
Todas são
E se for paroxítona eu digo o que
UM RINLUX DITAPSÃO
Quem é que vão errar?
Ninguém
Se for oxítona eu digo o que?
A ,E ,O, EM
E com a reforma o que foi que aconteceu?
Mexeu com todo mundo e entrou o EI OI EU
(agora no hiato)
E se a semivogal vier sozinha?
Acentue a bichinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário