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terça-feira, 5 de abril de 2011

DICINONÁRIO DE INTERPRETAÇÃO

PEQUENO Dicionário de Interpretação

 
A - Atenção ao ler o texto é fundamental.
B - Busque a resposta  no  texto. Não tente adivinhá-la.  “Chute” só em último caso.
C - Coesão: uma frase com erro de coesão pode tornar um contexto indecifrável.
      - Contexto: é o conjunto de idéias que formam um texto ® o conteúdo.
D - Deduzir: deduz- se somente através do que o texto informa.
E - Erros de Interpretação:
  • Extrapolação.
  • Redução.
  • Contradição.
F – Figuras de linguagem: conhecê-las bem ajudam a compreender o texto e, até, as questões.
G – Gramática: é a  “alma” do texto. Sem ela, não haverá texto interpretável. Portanto, estude-a bastante.
H - História da Literatura: reconhecer as escolas e os gêneros literários é fundamental. Revise seus apontamentos de literatura.
I –  Interpretação: o ato de interpretar tem primeiro e principal objetivo a identificação da idéia principal.
  • Intertexto: são as citações  que complementam, ou reforçam, o enfoque do autor .
J Jamais responda “de cabeça”. Volte sempre ao texto.
L Localizar-se no contexto permite que o candidato DESCUBRA a resposta.
M Mensagem: às vezes, a mensagem não é explícita, mas o contexto informa qual a intenção do autor. 
N Nexos: são importantíssimos na coesão. Estude os pronomes relativos e as conjunções. 
O Observação: se você não é bom observador, comece a praticar HOJE, pois essa capacidade está intimamente ligada à atenção. 
  • OBSERVAÇÃO = ATENÇÃO = BOA INTERPRETAÇÃO.
PParafrasear: é dizer o mesmo que está no texto com outras palavras. É o mais conhecido “pega – ratão“ das provas.
Q Questões de alternativas ( de “a” a “e” ): devem ser todas lidas. Nunca se convença de que a resposta é a letra “a” . Duvide e leia até a letra “e”, pois a resposta correta pode estar aqui.
RRoteiro de Interpretação   
 Na hora de interpretar um texto, alguns cuidados são necessários:
 a)       ler atentamente todo o texto, procurando focalizar sua idéia central;
b)       interpretar as palavras desconhecidas através do contexto;
c)       reconhecer os argumentos  que dão sustentação a idéia central;
d)       identificar as objeções à idéia central;
e)       sublinhar os exemplos que foram empregados como ilustração da idéia central;
f)        antes de responder as questões, ler mais de uma vez todo o texto, fazendo o mesmo com as questões e as alternativas;
g)       a cada questão, voltar ao texto, não responder “de cabeça”;
h)       se preferir, faça anotações à margem ou esquematize o texto;
i)        se o enunciado pedir a idéia principal, ou tema, estará situada na introdução, na conclusão, ou no título;
j)        se o enunciado pedir a argumentação, esta estará localizada, normalmente, no corpo do texto.
SSemântica: é a parte da gramática que estuda o significado das palavras. É bom estudar: homônimos e parônimos, denotação e conotação, polissemia, sinônimos e antônimos. Não esqueça que a mudança de um “i “ para “e” pode mudar o significado da palavra e do contexto.
TTexto:  basicamente, é um conjunto   de IDÉIAS      ORGANIZADAS                                                                                        
UUma vez, contaram a você que existem a ótica do escritor e a ótica do leitor. É MENTIRA! Você deve responder às questões de acordo com o escritor.
VVícios: esses “errinhos” do cotidiano atrapalham muito na interpretação. Não deixe que eles interfiram no seu conhecimento.

X – Xerocar os conteúdos, isto é, decorá-los não é o suficiente: é necessário raciocinar.

Z – Zebra não existe: o que existe é a falta de informação

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